terça-feira, 21 de junho de 2016

Apocalíptico!


Um sismólogo e um sismógrafo.
Escreve o jornal Público:


Fica-se na dúvida sobre se o senhor Raffaele era sismólogo apenas, ou se também possuía faculdades de previsão. É que os meios científicos, que se saiba, não permitem prever sismos com tanta exactidão e antecedência.

Um leitor comenta assim a notícia:


Ant.º Silva Lopes , Sesimbra. 11.05.2011 11:14
As bruxas e os adivinhos ficam.

«Milhares sairem de Roma é uma prova definitiva do infantilismo, credulidade e superstição, de uma certa debilidade mental que atravessa a nossa sociedade ocidental - pobres, remediados e ricos - presa ainda a crenças rústicas e arcaizantes, como a adivinhação, a profecia, o espiritismo, e sujeita ao pernicioso tráfico de toda a espécie de burlões e de falsários, que parasitam a ignorância e a falta de instrução (um mal do nosso tempo) e sobretudo o medo atávico do desconhecido, do meio ambiente natural (um instinto primário de conservação, imemorial). Só isto explica que milhares saiam de Roma e as bruxas e os adivinhos fiquem.»
Está claramente equivocado, o senhor Silva Lopes. O Espiritismo é exactamente o oposto da crendice e da superstição, pois defende a fé raciocinada, o primado da razão e da Ciência, e a compatibilidade entre a Ciência e a Religião.
O Espiritismo é um movimento humanista, voluntário, sem quaisquer fins lucrativos, que defende a existência de Deus, a imortalidade da alma, a lei de causa-efeito e a pluralidade dos mundos habitados.
O Espiritismo é Cultura.

As profecias do Fim do Mundo são do âmbito das religiões tradicionais, cujas escatologias defendem cenários como este, que o digno Pastor Adelino de Sousa, da Assembleia de Deus, expressivamente divulga (crenças, aliás, absolutamente respeitáveis, mas que não são as nossas).

Convidamos o leitor do Público a ler os artigos que temos postado neste blog sob a etiqueta "Fim do Mundo".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.