quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Somos Espíritos - 1


É claro que o mundo material pode investigar-se com muito mais facilidade do que o mundo espiritual, que os nossos cinco sentidos não abarcam.


"Espiritismo" continua a ser um termo com conotação negativa.

O sufixo "ismo" significa doutrina. E por isso temos, por exemplo:

- Materialismo (doutrina dos que acreditam que no Universo só existe o que conhecemos por matéria.

- Espiritualismo (doutrina dos que acreditam que no Universo existe não apenas a matéria, mas também o Espírito).

O Espiritismo é uma doutrina filosófica espiritualista. O Espiritismo, tal como a maioria das religiões, acredita que existe um mundo espiritual, para além deste nosso mundo tangível, material.

É claro que o mundo material pode investigar-se com muito mais facilidade do que o mundo espiritual, que os nossos cinco sentidos não abarcam. Os materialistas não se cansam de pedir provas. Contudo, quando lhas são apresentadas, recusam-se sequer a considerá-las. Estranha moral...

Como é que, então, desde as origens da Humanidade, se acredita que existe algo mais? Que existe Espírito? Que existe Deus?

Para os materialistas a resposta é simples: é a imaginação humana, a necessidade de acreditar que a vida não é apenas "isto", o que vemos, que as afeições não são destruídas com a morte do corpo, e que as injustiças têm uma razão de ser e uma compensação.

Para os espiritualistas (religiosos e filosóficos) há vários motivos para acreditar que a vida não é só "isto"; a saber:

1 - O testemunho de seres extraordinários, de impecável conduta moral, comportamento e ensinamentos superiores. veja-se Moisés, Aarão, Isaías, Sócrates, Sidharta Gautama (o primeiro Buda), Guru Nanak, Zoroastro, e tantos outros que vieram falar de uma realidade Maior.

Chamam-se profetas a estas pessoas, não por terem predito o futuro, mas por terem sido, nsegundo a etimologia da palavra, pessoas que vieram "falar em lugar de". Podemos considerá-los enviados de Deus, mensageiros dos Espíritos Superiores, também conhecidos como o(s) Anjo(s) de Deus..
 
 
 

 
Moisés e a sarça ardente.
 
 


2 - A comunicação dos Espíritos. Quando pessoas falecidas há anos ou séculos, aparecem em corpo etéreo, dão testemunho de que existe um Além.

Assim terá acontecido com Moisés e Elias, que conferenciaram com Jesus no Monte Tabor. Assim aconteceu em todas as histórias das aparições de "anjos", que para o Espiritismo não são seres alados e místicos, mas sim Espíritos já evoluídos. Se Jesus "ressuscitou e subiu ao Céu", por exemplo, não decerto com o seu corpo físico!

E estas coisas não são apenas dos tempos e lugares Bíblicos. São de todas as épocas e lugares, apesar de actualmente a ideologia Materialista ameaçar com o manicómio quem afirma ter visto Espíritos, como outrora a Inquisição ameaçava com a fogueira.

3 - O nosso raciocínio, a nossa consciência, a nossa Razão. Segundo a filosofia espírita, as leis divinas estão inscritas na nossa consciência, e para haver leis divinas tem que haver Deus. Amar o próximo, ter compaixão, sentir gosto em servir o próximo, são, para nós, consequência da nossa natureza de seres espirituais, e não, como alegam os materialistas, o efeito bioquímico de uma certa hormona.

9.7.09

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.