quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Somos Espíritos - 3

 
 
Na imagem: diagrama das viagens do apóstolo Paulo, na bacia do Mediterrâneo, espalhando a mensagem cristã.
 

Jesus não fundou nenhuma religião

Se pegarmos no Novo Testamento e lermos sobre a vida de Jesus de Nazaré, se formos ler outros documentos que falam sobre a sua vida na Terra, verificamos que ele nunca se declarou, explícita ou implicitamente, fundador de qualquer religião, seita, ou facção.

Convivia com cobradores de impostos, cortesãs, e outras pessoas "de má vida". Comia e bebia como as outras pessoas, não levava nenhuma vida de asceta, de eremita ou de místico. Foi uma criança normal, um adulto cordato e trabalhador, um homem normal, da sua época.

Distinguiu-se dos demais porque, ao dobrar dos 30 anos, começou a falar sobre Deus, sobre o Reino dos Céus e sobre o amor ao próximo. Foi um pregador independente, que, como sempre acontece, em todas as épocas e lugares, teve seguidores e detractores.

Os seguidores de Jesus, após a sua passagem pela Terra, continuaram a reunir-se, a falar dos seus ensinamentos e a espalhar a sua palavra.

O Império Romano, como sabemos, não foi meigo para os cristãos. O apóstolo Pedro foi crucificado em Roma. Em breve os cristãos eram servidos às feras, no circo romano, como alimento e diversão.

A duras penas os cristãos continuaram a reunir-se, a estudar e a praticar os ensinamentos do seu mestre. Sem rituais, sem sacerdócio, sem sacramentos. Só muito mais tarde, e por razões políticas do Império Romano, o Cristianismo passou a ser formalmente uma religião.
 
 
 
11.7.09

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.