terça-feira, 1 de novembro de 2016

A Prece - 7


Cada pessoa que conhece a Doutrina Espírita tem uma história a contar. Uns tropeçaram por acaso numa obra espírita; outros procuraram activamente respostas para as suas questões de carácter filosófico; outros, na sequência de algum acontecimento da vida que os fez questionarem-se; outros ainda por mera curiosidade.
Há também aqueles que chegaram ao Espiritismo em busca de um "milagre". Nuns casos, devido a problemas graves, em outros, por superficialidade ou desinformação.
Há Igrejas que prometem milagres; há pessoas supostamente dotadas de "poderes mágicos"; e há quem chegue ao Espiritismo para tentar mais uma vez obter o tal "milagre" que procura.
As motivações são as mais diversas. Num caso será um problema de alcoolismo, noutro será alguém que se crê "perseguido pelo azar", noutro ainda será um amor não correspondido. Muitas vezes são problemas de fenómenos mediúnicos que assustam e causam grande perturbação. Os exemplos seriam muitos.

A posição filosófica do Espiritismo em relação ao Milagre, é que Deus, sendo omnipotente, pode sem dúvida operar os chamados milagres. Cremos, no entanto, que sendo as Leis de Deus perfeitas, Deus não lhes abrirá excepções.

A filosofia espírita procura explicar o porquê das dificuldades que atravessamos; contribui portanto para o esclarecimento, mas também para a melhoria da auto-estima, e da força de vontade para enfrentar as revezes naturais da vida.

Um alcoólico curar-se-á pelo seu empenho na cura. A mensagem espírita incute-lhe alento. Os profissionais de Saúde terão assim condições para fazerem o seu trabalho.

E vem este assunto a propósito do tema da Prece, precisamente porque há quem, recém-chegado, nos peça que indiquemos "uma oração para isto ou para aquilo". Essa é uma visão mágica da prece, que mesmo as religiões tradicionais rejeitam. Não é concebível que Deus tenha preferência por determinadas palavras, por determinada fórmula, para conceder a sua ajuda. Como é ainda menos que tais palavras sacramentais substituam o trabalho que a cada um de nós cabe.

É caso para citar o velho provérbio: "Ajuda-te, que o Céu de ajudará!".

Aí, sim, acontecem milagres... 
(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.