terça-feira, 1 de novembro de 2016

O Fim do Mundo - 10

 

Em Mateus, 24, os Apóstolos perguntam a Jesus:

- Que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

Jesus responde:

- Muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras.
Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terramotos, em vários lugares. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 
E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
 
Estas passagens dos Evangelhos têm sido interpretadas como o fim da vida na Terra. Fundidas com ideias como a da "ressurreição dos mortos", estas palavras de Jesus foram aproveitadas pelas religiões para construir um cenário apocalíptico de destruição generalizada da Terra.
Segundo essas ideias, forjadas na Idade Média, Jesus descerá dos Céus para julgar todos os homens que viveram na Terra, variando de religião para religião o destino dado aos "puros e aos iníquos".

Essa concepção, nunca afirmada por Jesus, comporta um número infindável de incongruências, como já temos aqui demonstrado.
Por exemplo:

- Para as Testemunhas de Jeová, os "maus" simplesmente serão destruídos. Considera-se nessa religião que Deus não poderia alguma vez condenar alguém ao fogo eterno, um suplício maior que o nosso entendimento...

- Os evangélicos acreditam no suplício eterno.

- Os católicos, presentemente, não estamos a par. O Inferno terá sido abolido pelo Papa João Paulo II. E ainda bem, para tranquilidade dos nossos irmãos católicos...

- Os que não são nem bons nem maus, para onde irão?

- Os que ficarem na Terra, como sobreviverão, sendo tão vasto o número dos seres humanos que já viveram neste acanhadíssimo planeta?

- Poderão reproduzir-se? Se puderem, o problema agrava-se...

É todo um rol de interrogações que obstam a esta teoria, que mais infantil nos soa se tomarmos consciência da insignificância do nosso planeta na imensidão do Universo...

Qual é a interpretação espírita, então?

Para o Espiritismo, o fim do mundo será o fim de um mundo, o fim de um estado de coisas. Não se fará decerto em cerimónia oficial, no dia tal às tantas horas. O mundo de provas e expiações em que actualmente vivemos, dará gradualmente lugar a um mundo de regeneração, mais pacífico, mais justo, onde o Amor será a Lei Maior.

Vejamos o que diz Jesus em João 14:16-26:

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,

17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

18 Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.

19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.

20 Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.

21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.

22 Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo?

23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.

24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.

25 Isto vos tenho dito, estando ainda convosco;

26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”


Em nossa opinião, as Escrituras devem ser lidas no seu todo, no seu contexto, e nunca destacando e justapondo as passagens que possa justificar uma dada doutrina. As duas passagens bíblicas constantes neste texto inserem-se em toda uma linha de pregação de Jesus, onde está presente a promessa de um mundo melhor. Não apenas no reino dos Céus (no Além, no mundo espiritual), mas também aqui mesmo, na Terra.

No famoso sermão das Bem-Aventuranças, Jesus felicita os mansos, porque herdarão a Terra. Não herdarão a Terra saindo das tumbas no dia do Juízo Final. Reencarnarão numa Terra renovada, onde só reencarnarão Espíritos que acompanharam a evolução do planeta.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.