segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O Lobo e o Cordeiro


 
«- Era uma vez um cordeirinho que estava a beber água num regato cristalino. Um lobo mau se aproximou e perguntou: Por que turvas a água que eu bebo? O cordeirinho replicou: Não pode ser... eu bebo abaixo...O lobo voltou: Então é seu irmão, seu pai, seu avô...e eu tenho que me vingar. E o devorou porque os violentos não respeitam os inocentes

Popular

A proibição do Espiritismo em Portugal teve uma história muito semelhante à da fábula do lobo e do cordeiro. Acontecesse o que acontecesse, a Federação Espírita Portuguesa nada poderia ter feito para aplacar as intenções do representante dos interesses do Vaticano no Governo Português, o Ministro do Interior, Alfredo dos Santos. O pretexto, que na altura serviu, como teria servido qualquer outro, foi a criação de um laboratório de pesquisas parapsicológicas, a cargo do Dr. Ramiro da Fonseca e do Dr. Aguiar.

Aguiar tinha-se doutorado com uma tese pioneira para Portugal, sobre Parapsicologia. A Federação, sempre dentro dos cânones da mais estrita legalidade e transparência, dirigiu ao Ministério da Educação Nacional um pedido de autorização para o estabelecimento do referido laboratório, pois que de pesquisa científica se tratava.

O pedido veio indeferido, alegando o Governo que os pesquisadores não possuíam competência para tais trabalhos. A F.E.P. solicitou então que fosse o Ministério a nomear gente mais qualificada. E a resposta foi o encerramento da Federação e a confiscação dos seus bens, desde a sede física aos livros da Biblioteca.

A F.E.P. naturalmente que recorreu desta decisão arbitrária, própria dos regimes autocráticos, mas sem êxito. É que, bem ao estilo da fábula do lobo e do cordeiro, a legislação fora mudada, e a F.E.P., à luz da nova legislação, deixava de ter personalidade jurídica, e consequentemente nem reclamar podia...

Os regimes políticos e as pessoas dadas ao pensamento único, nunca se deram bem com o Espiritismo. O Espiritismo defende intransigentemente a liberdade, todas as liberdades que não colidam com a liberdade alheia. Em Portugal as coisas não se extremaram como em Espanha, onde o regime de Franco mandou fuzilar espíritas pelo "crime" de... serem espíritas. Mas ainda hoje, em muitos países e sob governos das mais diversas cores políticas, o Espiritismo é proibido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.