terça-feira, 1 de novembro de 2016

O Fim do Mundo - 8


Quem assim terá falado foi Jesus de Nazaré, que, modelo de homem justo para a Doutrina Espírita. Desgraçadamente, muitos Homens quiseram fazer de Jesus algo que ele nunca foi, um líder religioso. Jesus foi um líder espiritual, pela força do seu exemplo moral e da sua sabedoria.

Dentre as frases que se lhe atribuem, a esta, nós, espíritas, interpretamos como uma afirmação velada de que no Universo nem só a Terra é habitada; e de que existe mais que uma dimensão no Universo.

A Ciência dos nossos dias dá razão a esta interpretação das palavras de Jesus.



Carl Sagan (1934 - 1996), que foi também um líder, mas no campo da Ciência e da divulgação científica, fez estas interessantes afirmações:

"Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço."
"Às vezes acredito que há vida em outros planetas, às vezes eu acredito que não. Em qualquer dos casos, a conclusão é assombrosa."

Carl Sagan, um cientista respeitado, não hesitou em apoiar e liderar projectos que visavam encontrar vida extra-terrestre, e mesmo vida inteligente extra-terrestre.
Alguns de nós ainda se lembram do lançamento de um satélite que transportava uma mensagem codificada destinada a possíveis seres inteligentes residentes algures por esses Cosmos. O chamado Disco de Ouro da Voyager contém 115 imagens e vários sons da Natureza, música de vários autores e géneros, saudações em 55 línguas e mensagens do então Presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter e do então Secretário Geral das Nações Unidas, Kurt Waldheim.

Num caricato episódio que fez lembrar as objecções papais à nudez das figuras da capela Sistina, em Roma, também a nudez do casal humano constante na mensagem (ver abaixo), foi muito criticada...



Frank Drake, (n. 1930), um cientista igualmente de créditos firmados, viu a sua equação (a famosa Equação de Drake) ser bem acolhida entre a comunidade científica.
Baseado no cálculo de probabilidades, Drake procura determinar o número aproximado de civilizações da nossa galáxia com as quais temos possibilidade de estabelecer contacto.

Alguns sectores religiosos conservadores consideram uma blasfémia que se possa conceber vida fora do nosso planeta. Basta que se estude Astronomia, e se tome consciência da dimensão do espaço sideral, para que se conclua que a Terra é um grãozinho de areia minúsculo, em comparação apenas com a nossa humilde galáxia...
Quando se fala, pois no "Fim do Mundo", com Deus em cima das nuvens a presidir ao julgamento "dos vivos e dos mortos", quem esteja familiarizado com a grandiosidade do Universo, não pode deixar de reprimir um sorriso.
Quanta presunção, a de pensarmos que Deus esgotou a sua Criação na nossa minúscula morada terrestre...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.