terça-feira, 1 de novembro de 2016

"O Fim do Mundo" - 1

 Ainda há poucos anos reinava grande apreensão, por causa do "fim do mundo", que se aguardava para o ano 2000, e eis que estamos de novo imersos em ambiente de Apocalipse, por causa do filme "2012"... 

Também recentemente, a obra de ficção policial "O Código Da Vinci" andava nas bocas do mundo, sem que aparentemente as pessoas entendessem que se tratava disso mesmo: ficção.


Esta moda do fim do mundo já vem de longe. Falando apenas do chamado mundo ocidental e do período pós-Jesus, tivemos, logo no ano 70 da era cristã, a destruição do Templo de Jerusalém.

Findo o período de cativeiro na Babilónia, o Povo Judeu, regressado à Pátria, ergueu o Segundo Templo, para substituir o antigo Templo de Salomão. Este templo manteve-se integralmente erguido entre 515 a.C. e 70 d.C.. Nesse ano, as revoltas dos Judeus contra a ocupação Romana atingiram um ponto crítico, que culminou numa grande revolta em que foram massacrados um milhão de judeus, às ordens do general Romano Tito Flávio.

Quando vemos na televisão os judeus fazendo as suas orações junto ao Muro das Lamentações, esse muro é a única porção do Templo que ficou de pé após esses dramáticos acontecimentos.

Esse foi considerado, para alguns judeus dessa época, o cumprimento da profecia:

"Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada."

(Mateus, 23:37-39 e 24:1-2)

Imagina-se a desorientação e o pavor dos sobreviventes, que consideraram que se tratava do fim do mundo. No entanto, a vida continuou, e noutros lugares do mundo nem se soube dessa tragédia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.