segunda-feira, 16 de maio de 2016

Diabos Para Todos os Gostos

 

Em 1800 a. C. a mitologia babilónica apresenta-nos outra luta famosa, a de Ninurta, o herói, contra Azag, o demónio das águas. A duras penas o herói vence o monstro, e permite que a sua pátria beneficie de um sistema de irrigação, originando grandes progressos na agricultura.
 
 
 
 
 
Também da Babilónia, outro mito apresenta-nos o pouco tranquilizador Labbu, cuja cauda "varria um terço das estrelas do céu" - exactamente como no Apocalipse bíblico. Mais uma vez o herói-deus Ninurta entra em acção e neutraliza a ameaça...
Entre as civilizações Antigas, especialmente as do Próximo Oriente, são incontáveis os antepassados do Diabo cristão. Um dos mitos mais interessantes, é, contudo, o do combate de Ninurta contra o pássaro Anzu.
 
É que o Anzu, pela primeira vez, tem inveja do poder de Enlil, o chefe dos deuses, e tenta roubar-lhe a tabuinha dos decretos divinos. Anzu, de mensageiro dos deuses, quer passar a chefe supremo.
 
Semelhanças evidentes com a doutrina dos anjos caídos...
 
 
 
 
A Babilónia era fértil em mitos de combate deste tipo. O Enuma Elis é uma obra de 1100 a.C. em que se contam os trabalhos do deus Marduc para derrotar o monstro fêmea Tiamat. Morto o monstro, Marduc divide-o em duas partes, Terra e Céu.
 
Para os Babilónios, os homens eram nascidos do sangue de outro diabo, chamado Kingu, mandado matar pelo rei-deus Marduc. Essa sua natureza fazia com que, apesar de cada homem ser guardado permanentemente por um deus bondoso, este fosse substituído por um diabo sempre que era cometida uma falta. Também aqui encontramos raízes da doutrina dos anjos e dos demónios.
 
Os Hebreus, o povo que recebeu a revelação do Deus Único, o povo do Antigo Testamento, passaram cinquenta anos desterrados na Babilónia, no século IV a.C.. Como qualquer outro povo, absorveram influências dos povos vizinhos, e estas haviam de se reflectir nos escritos Bíblicos, como adiante veremos...
 
 
27.8.08  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.