terça-feira, 17 de maio de 2016

O "Jogo do Copo" - Perguntas e Respostas

[interview.jpg] 

 
O que é o "jogo do copo"?

Nem é um jogo, nem carece obrigatoriamente que se use um copo.

É uma prática de contacto com os Espíritos, em que várias pessoa apoiam os dedos num copo virado ao contrário. Arrastado pela força dos intervenientes, o copo vai-se dirigindo a letras e números previamente dispostos na superfície de "jogo", formando palavras e frases.

Existem regras para o "jogo do copo"?

Há pessoas que afiançam que sim. Porque certa vez "jogaram" assim ou assado e resultou. Ou porque alguém lhes aconselhou.

Na verdade, é rigorosamente indiferente se se usa um copo, um qualquer outro, ou nenhum, objecto; se se acendem velas ou não, se se "joga" na escuridão, à média luz ou às claras; se os intervenientes estão sérios ou a rir; etc., etc., etc..

Quem são os Espíritos?

Os Espíritos são apenas pessoas como nós, que já viveram na Terra. Tal como nós, há Espíritos mais e menos bem intencionados, pois as pessoas após a morte do corpo físico conservam todas as suas características, a sua maneira de ser, as suas boas e más inclinações.

Além dos Espíritos, podem manifestar-se anjos ou demónios?

Não existem anjos nem demónios. Os chamados anjos são Espíritos evoluídos. Os seres a que a tradição chama demónios são apenas os Espíritos ainda pouco evoluídos, muitas vezes inclinados ao mal, ou simplesmente às brincadeiras de mau gosto.

E que dizer então de anjos como Miguel, Gabriel, Rafael, ou de demónios como Satã, Lúcifer, Belzebu?

Trata-se de interpretações antigas e poéticas de seres e de acontecimentos reais. Refira-se, por exemplo, que a Bíblia não tem referência a demónios ou anjos, a não ser como Espíritos evoluídos ou atrasados.

O que faz mover o copo?

O copo move-se (quando não é empurrado de propósito pelos participantes) pelo efeito da vontade dos Espíritos. Desde que haja pelo menos uma pessoa presente que sirva para esse propósito, os Espíritos podem combinar a sua vontade com a aptidão natural dessa pessoa, e não só fazer mover copos com dedos apoiados, como mover outros objectos, mesmo sem contacto humano.

Os espíritas fazem o "jogo do copo"?

De modo algum! O "jogo do copo" pretende interrogar os Espíritos. Desde a Antiguidade que há quem interrogue os Espíritos, para saber das coisas mais variadas. Chama-se a isso oráculos.

A filosofia espírita não aprova tais práticas, pois vê os Espíritos como pessoas iguaizinhas a nós, e que, como tal, merecedoras de consideração. Por isso, não é razoável estar-lhes a fazer perguntas despropositadas e indiscretas.

Porque se diz que o "jogo do copo" é perigoso?

Porque as pessoas que se entregam a essa prática são habitualmente completamente desinformadas acerca do mundo dos Espíritos. Assim sendo, e dispondo-se a chamar Espíritos para responderem às suas perguntas, podem cair em enganos e apanhar grandes sustos.

Porque comparecem Espíritos quando se faz este "jogo"?

Porque, se há pessoas reunidas para falar com Espíritos, essas pessoas estão imediatamente a atrair Espíritos pelo pensamento. Como as intenções dos "jogadores" são de puro divertimento, há Espíritos que aproveitam para se divertir também. Uns "alinham" efectivamente na brincadeira. Outros divertem-se a apavorar os experimentadores.

As coisas correm sempre mal?

Não. Mas havendo um risco real, é melhor evitar corrê-lo.

É perigoso contactar com os Espíritos?

É sempre perigoso lidarmos com o que desconhecemos. Uma caixa de fósforos nas mãos de um adulto responsável não oferece qualquer perigo. Nas mãos de uma criança pode provocar um incêndio.

Isso quer dizer que só os conhecedores da filosofia espírita podem comunicar com os Espíritos?

De forma alguma. Há outras filosofias e religiões em que há intercâmbio com o mundo espiritual (o Racionalismo Cristão, a Umbanda, o New Spiritualism, etc.).

Mas ao dizerem que o contacto com os Espíritos pode ser perigoso, os espíritas não estão a guardá-lo só para eles mesmos?

Não. Qualquer pessoa pode estudar Espiritismo, os livros sobre Espiritismo estão disponíveis em todos os sites espíritas, os cursos de Espiritismo são gratuitos (como todas as actividades espíritas), e qualquer pessoa pode ouvir palestras espíritas e participar em actividades espíritas. Nada no Espiritismo é secreto.

O Espiritismo consiste, portanto, em falar com os Espíritos?

Não. A grande maioria dos espíritas nunca participou numa reunião de comunicação com os Espíritos.

O que é então o Espiritismo?

É uma filosofia racional e objectiva, que se debruça sobre a natureza, a origem e o destino dos Espíritos e a sua relação com o mundo material.

O Espiritismo visa contribuir para o melhoramento da Humanidade, tendo Jesus de Nazaré como exemplo moral.

O Espiritismo considera que não existem milagres e que tudo é obra de Deus. Por isso o Espiritismo confia na Ciência, que é a descoberta das Leis que regem o mundo material.

Porque existe no Espiritismo o contacto com os Espíritos?

Porque existem médiuns (pessoas com sensibilidade que lhes permite captar ideias e mensagens dos Espíritos).

Porque existem Espíritos que se comunicam.

Porque Deus permite.

Porque é útil.

No Espiritismo o contacto com o mundo espiritual visa apenas:

a) auxiliar o próximo

b) receber mensagens moralmente edificantes

c) pesquisa científica

Nas reuniões mediúnicas espíritas também comparecem Espíritos maus e/ou brincalhões?

Só se lhes for permitido pelos Espíritos mais evoluídos que colaboram nos trabalhos, desde que tal seja útil.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.