segunda-feira, 16 de maio de 2016

"Stn" e "Diabolos"


Atentemos nesta passagem do Segundo Livro de Samuel, do Antigo Testamento:

14
Então disse David a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.
15
Então enviou o SENHOR a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo determinado; e desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo.
16
Estendendo, pois, o anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o SENHOR se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do SENHOR estava junto à eira de Araúna, o jebuseu.
17
E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao SENHOR, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai.

É uma das muitas, no Antigo Testamento, em que a Javé, o Deus Único, são atribuídas acções como a de exterminar pessoas, tendo inclusivamente tentado assassinar o próprio Moisés... E de se arrepender. Contudo, à semelhança dos deuses das mitologias Antigas, Javé prefere frequentemente delegar em outros essas tarefas:

"(...)e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão."

Neste episódio, como em tantos outros, como por exemplo o da mula de Balaão, que é mandada estancar, ou no das mil e uma desgraças que acontecem a Job, o executor é um opositor, alguém que coloca obstáculos.

Esse anjo encarregado de dificultar toma os nomes de stn (satã), em Hebraico e de diabolos (diabo) em Grego. O significado é "opositor", ou "inimigo" ou "aquele que coloca obstáculos".

Não somos nós que o afirmamos. São estudiosos tão insuspeitos como George Minois, autor de um tratado completíssimo intitulado O Diabo, Origem e Evolução Histórica, cuja leitura vivamente recomendamos.

Não há, pois, referências ao Diabo, ou Satanás, no Antigo Testamento. Há, sim, "anjos" (mensageiros) encarregados de colocar obstáculos.
 

Na imagem: uma representação do famoso episódio da mula de Balaão.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.