sábado, 14 de maio de 2016

O "Cofre Aberto" - O que se deve evitar


O que se deveria evitar, antes de mais, seria a designação de "cofre aberto", porque não existem "cofres" nenhuns:

Não existe nenhum "cofre aberto". Nem fechado.



O que se deve evitar, de todo, é o recurso aos chamados médiuns comerciantes, que são aquelas pessoas que se apresentam com título do tipo "Professor", "Grande astrólogo e vidente", e coisas que tais. Uns com anúncio no jornal, outros confiando na publicidade boca-a-boca.

No livro de visitas do site de um destes médiuns (ou supostos médiuns) recolhemos alguns depoimentos:

- Disseram á minha esposa que ela tinha o corpo aberto,defacto a ela tudo a atinje ,e anda sempre em baixo ,triste,e cançada. Ela já foi a varios lados que amigas lhe dizem para ir e realmente ela vem melhor,mas por poucos dias ,porque depois fica como antes. O que é que será? Se puder responda-me OBRIGADO

- Há cerca de quatro anos me anda aturmentar coisas no meu corpo sintomas de desmaios,dores de cabeça,pesadelos,persentimentos,etc..... (SERA QUE ESTOU DE MORADA ABERTA), porque eu não me sinto bem em cemitérios parece que estou a ser perseguida,já fui a senhoras que dizem entendidas que dizem que sim que estou de MORADA ABERTA mas levam muito dinheiro 2500€ a 3000€, mas eu não tenho como pagar e estou desesperada gostava de saber se me pode ajudar......
- (...) voce diz que telefonicamente, as pessoas não o vêm, portanto nada têm a perder...etc. Não é bem assim, voce por telefone levaria cerca de vinte minutos a ler o tarot, fazendo isso a varias pessoas, perde muito tempo util, e nao cobraria nada $ por isso? aposto que depois ,por telefone, voce diz ás pessoas "estou a ver um problema espiritual, nas cartas, você terá que fazer um tratamento". E ai a pessoa é convencida a pagar tratamento :-) ja falei com muitos mediuns na minha vida, lol. voce diz que precisa ganhar $ para comer, mas voce ja é segurança, nao precisaria de cobrar pelo trabalho espiritual, até porque os espíritas não podem cobrar $, a doutrina e a ética espírita assim aconselham.

Os médiuns comerciantes, apesar de os haver honestos e bem intencionados, são, na grande maioria dos casos, pessoas muito pouco informadas e absolutamente convencidas da sua infalibilidade e dos seus "poderes". Pessoas confusas que confundem os outros.

Aquele de cujo site retirámos estes pedidos de ajuda de pessoas fragilizadas (e também uma pertinente chamada de atenção), apelida-se a si mesmo de "médium espírita", "pastor vidente", "Melquisedeque" (!!!), "médium passista", "exorcista" e "mestre de reiki"!!! Lança cartas e promete resolver todos os problemas pelo telefone. De borla. Apesar de aceitar dinheiro...

É obra!..

Existem muitas ideias-feitas, propaladas pelos médiuns comerciantes, sem qualquer fundamento, mas muito apropriadas para justificar a venda de amuletos, pozinhos, ervinhas, consultazinhas e rituais diversos, que resultam muito bem... para a bolsa dos "terapeutas"...

As intervenções destes "profissionais" podem ser desastrosas. Há os que afiançam que o transtorno se deve a um malefício, inveja, ou enguiço. O que motiva a venda de mais uns quantos artigos para rituais mágicos, mais umas consultas e umas "sessões de descarrego".

Desaconselhamos vivamente - repetimos! - que se recorra a estas pessoas. É quase sempre um passaporte certo para grandes despesas e nenhuns resultados. Na aflição recorre-se a tudo, é certo, mas os amuletos, as velinhas, os defumadouros, de nada servem.


- O Espiritismo não cobra nem aceita prendas ou favores em troca dos seus serviços. Procure uma associação espírita em Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.