sábado, 14 de maio de 2016

O "Cofre Aberto" - Religião ou Ciência?



Quando se vêem a braços com uma situação destas, as pessoas recorrem aos médicos ou aos sacerdotes, consoante tenham uma inclinação mais "científica" ou mais "mística".

Habitualmente os resultados não são brilhantes... Não por falta de méritos dessas pessoas, que, nas respectivas especialidades prestam maravilhosos serviços à Sociedade, mas porque estes poucas vezes sabem do que se trata.

Os médicos, as mais das vezes, receitam sedativos, e os sacerdotes também raramente descortinam de que se trata. Médicos/psicólogos e sacerdotes, têm sempre a melhor das intenções, mas, desconhecendo a causa, não logram solucionar o problema.

Refira-se, no entanto, que já vão aparecendo sacerdotes bastante esclarecidos, e com um ascendente moral que lhes permite lidar eficazmente com estes casos.

Quanto aos médicos e psicólogos, refira-se o trabalho de pioneiros como a médica psiquiatra Edith Fiore (que acabou por se tornar espírita).

O médico psiquiatra Núbor Orlando Facúre, já entrevistado pelo Jornal de Espiritismo, da ADEP, é um exemplo de um profissional de saúde espírita que aconselha os pacientes, nestes casos, a frequentarem um centro espírita. Desde que, obviamente, tal não vá contra as suas convicções e a sua vontade.

Refira-se também a disciplina relativamente recente da Psicologia Transpessoal, particularmente apta a lidar com estes casos. Trata-se de uma corrente da Psicologia muito dinâmica, que investe muito na formação e na pesquisa científica. A ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal) é uma associação que conta com profissionais altamente qualificados, cientistas de renome mundial.

Se alguém se acha com o "cofre aberto" e as coisas não correm bem com o médico ou com o sacerdote, é inevitável que sobrevenha uma sensação de abandono: "A Ciência desconhece o meu problema!", ou "Deus abandonou-me!" são as conclusões habituais...

Consequência da ignorância espiritual em que ainda vivemos.

Não desespere! Confie em Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.