terça-feira, 17 de maio de 2016

O «jogo do copo», de jogo, nada tem...



Saibamos separar realidade e ficção, divertimento e imprudência...


O chamado «jogo do copo» é uma verdadeira praga. Quem lida com gente nova está a par da atracção irresistível que a suposta brincadeira exerce. A dada altura, recebíamos tantas perguntas sobre o tema, que criámos esta secção:



A iniciativa não foi nossa, sublinhamos. Estamos bem cientes do efeito «Ainda bem que me lembras!», e não queríamos de modo algum dar ideias às pessoas.

Continuam, embora já com menos frequência, a chegar aqui pessoas (jovens, sobretudo, mas muitos são iniciados nestas «brincadeiras» pelos pais!), que não têm muita paciência para ler os nossos artiguinhos, e nos apresentam as mais diversas perguntas. Estas duas são recentes:
Anónimo 13.7.14 Olhe eu tenho amigas minhas que já fizeram o jogo do copo e eu também gostava muito de o fazer. Eu vou ser sincera a minha fé por deusa esta muito abalada por situações pessoais, mas eu acho que se fizer o jogo do copo e o copo se move-se de realidade a minha fé por deus aumentava pois se os espíritos existem deus também. Eu tenho muito receio quebra o espirito que nos contactar seja das trevas como por exemplo lucifer. Eu ate tem certas coisas que eu acredito que sejam reais pois eu vejo series como o " sobrenatural" e a coisas que tem a sua logicamente. Tudo de bom para o vosso blog.
Anónimo 13.7.14 Tenho uma questão, por exemplo no final do jogo do copo se nos partir o copo e queimar-mos tudo acontence-nos algo de mal? Bjs


A nossa resposta, em versão condensada:

Amigos ou amigas,

- O «jogo do copo» não é uma prática espírita. É uma «brincadeira» tão desaconselhável como alguém andar a guiar sem carta de condução.

- Não brinquem com o lado de «lá» da vida. O mundo dos Espíritos é uma outra dimensão. Quando o nosso corpo morre, é para lá que vamos, os bons, os maus e os indiferentes.

- O «jogo do copo» é um abrir a porta a quem queira entrar. E, como os bons Espíritos não são dados a esse tipo de brincadeiras, aparecem os Espíritos que não têm escrúpulos de se aproveitar do vosso desconhecimento, e se divertem a assustar-vos, manipulando a vossa boa fé e inexperiência.

- Em vez disso, porque não aderem a a uma associação espírita, onde podem juntar-se a um grupo juvenil, estudar Espiritismo, conviver, participar em actividades sadias como a música, a protecção da natureza, etc.?

- É correcto o vosso raciocínio de que se os Espíritos existem, Deus existe.

- Lúcifer não existe. Aparece na Bíblia, em diversos contextos, como designação de alguém que é «portador de luz». Diabo também não existe, é um adjectivo que significa «opositor», e não uma criatura ou uma «força» qualquer.

- Cuidado para não levarem as séries de TV à letra. Há algumas bem interessantes. O «Em Contacto», com a Jennifer Love Hewitt (na imagem, em cima), é uma série que tem muito de verdadeiro. Mas com as séries de terror é diferente: são concebidas para meter medo. Cuidado, portanto, para não estragarem as vossas boas noites de sono por causa de truques Hollywoodescos :-)

- Com o «jogo do copo» não vem o Lúcifer, porque não existe, mas pode bem vir algum engraçadinho a dizer que é isto e aquilo, e vocês ficam em pânico.

- Sobre a «desilusão com Deus»: estudem Espiritismo, que vão perceber muita coisa: www.adeportugal.org/cbe


Abraço


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.