sábado, 14 de maio de 2016

O que vem a ser o "cofre aberto"?



A mediunidade é a faculdade de sentir, ver, ouvir, falar, escrever, sob a influência dos Espíritos. A mediunidade é como que um sexto sentido, para além dos cinco conhecidos e estudados. Há muitos tipos de mediunidade. Há quem consiga "ver" acontecimentos passados e futuros, quem consiga "ver" o interior das pessoas e diagnosticar-lhes doenças, quem caia inconsciente e nesse estado seja usado pelos Espíritos para falarem.

As religiões, de um modo geral, negam a possibilidade do contacto com o Além. Na concepção da generalidade das religiões cristãs, quem morreu está a dormir, à espera do "Dia do Juízo Final". Logo, tudo o que seja mediunidade, é atribuído aos "demónios", que, segundo as mesmas religiões, gozam de toda a liberdade para vaguear pelo mundo e perturbar as pessoas.

A Medicina, e a Ciência de um modo geral, ainda está a despertar para o estudo da mediunidade, ou percepção extra-sensorial. Este estudo esbarra contra fortíssimos preconceitos dos médicos materialistas, que classificam a mediunidade como distúrbio mental.

"E no entanto, ela move-se" - disse Galileu a respeito da Terra, e bem podemos dizê-lo a propósito da mediunidade.

A mediunidade é neutra. Não é boa nem má. É apenas natural, como ver, ouvir ou cheirar. Mas quando aparece, é raro que não provoque algum desconforto. Quanto mais não seja porque a pessoa não sabe o que se está a passar consigo, e tem medo!

Aqui fica uma amostra das muitas mensagens que recebemos, de pessoas preocupadas com o que atribuem à crença popular do "cofre aberto":

"caros irmaos eu tenho o chamado cofre aberto e digo que nao é nada agradavél o que se sente ainda mais quando se tem medo também tenho através de sonhos que por vezes sao muito assustadores nao sei se hei-de fechar ou seguir em frente com isto será um dom ou nao?"

"olá, sinto que de há uns anos a esta parte, por mais qualificaçoes que tenha, a minha vida não anda para a frente... depressao atras de depressao, sintomas esquisitos... não sei o q se passa... será que algum me fez mal, tenho o cofre aberto? não sei e preciso de ajuda!cumprimentos"

"olá... eu penso ter a "morada aberta", pelo menos tenho a sensação disso pois sem estar a pensar em nada oiço vozes dentro de mim que me dizem coisas que aconteceram ou estao para acontecer. isso às xs angustia-me pois a ultima informação k obtive dessa dita voz foi k o meu pai puderá vir a falecer num acidente de viação. tb senti essa voz kdo visitei a casa da tia do meu namorado cuja filha faleceu e k me informou (sem eu conhecer a casa) onde era o kuarto dela. e ultimamente estando sozinha em casa e sem tocar na arvore e no pc as luzes de natal começaram a tocar (a arvore estava no rés do chao e eu no primeiro andar), e uma vez sai do meu kuarto (primeiro andar) e fui para a sala, desliguei o que estava a fazer no pc e quando a minha mae vai jogar chama-me e pede para d esligar o jogo que estava a jogar (quando eu nao estava a jogar a nada)... ando em panico e agora demoro imenso tempo a adormecer à conta disso. que posso fazer??"

Esta questão do "cofre aberto", que para o Espiritismo é apenas o eclodir da mediunidade, não é uma "mania" nem uma psicose. Quem escreve estas mensagens, quem procura o médico, o sacerdote ou o centro espírita, por se achar desgastado com fenómenos que não domina, sabe bem que isto não é uma brincadeira, embora seja fácil, para quem está de fora, escarnecer.
Ainda não se fala abertamente destas coisas. Quem está numa situação destas tende a esconder, por receio de ser considerado "diferente", de ser chamado louco.

Se lhe disseram que tem o "cofre aberto", não se assuste, nem se deixe impressionar por crendices. Recorra a uma associação espírita para compreender o que se passa consigo, e que é natural e não necessariamente um problema.

Procure uma associação espírita em Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.