sábado, 14 de maio de 2016

"Um Excelente Exemplo"

 

Era decerto uma editora com contactos privilegiados. Dezanove séculos antes do lançamento de O Livro dos Espíritos, em 18 de Abril de 1857, data em que o termo "Espiritismo" viu a luz do dia, esta editora de Éfeso já publicava "livros sobre espiritismo"!

Assinale-se também o notável poder de antecipação das Testemunhas de Jeová da época. É que a Igreja Católica Apostólica Romana, habitualmente atenta nestas coisas de queimas de livros, só em 1 de Maio de 1864 viria a incluir a obra no Índex (a lista de livros que os seus fieis estão proibidos de ler).

A 9 de Outubro de 1861, contudo, as autoridades eclesiásticas de Barcelona, Espanha, já haviam apreendido e queimado 300 volumes espíritas encomendados pela Livraria Lachâtre. Allan Kardec chamou ao triste episódio do Auto de Fé de Barcelona "O Resto da Idade Média", em artigo publicado na Revista Espírita.

Kardec estava a ser optimista. Em 2009, eis que dou de caras com a obra "Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra", editada pela inevitável Watchtower da Pensilvânia, a editora-mor das Testemunhas de Jeová.

Um livro que aconselha como "excelente exemplo" a queima de livros, sem análise dos mesmos.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.