quarta-feira, 18 de maio de 2016

O Bem e o Mal - 1

 

Assim se fazem ateus

Na próxima sexta-feira teremos mais um aniversário do 11 de Setembro, dia do ataque terrorista contra as Torres Gémeas, na cidade de Nova Iorque. No mesmo dia, em Angola, a UNITA incendiava um comboio e matava uma porção de gente. No mesmo dia morreram milhares de pessoas de fome, como morrem todos os dias. No mesmo dia, pessoas perderam a casa e foram morar para debaixo da ponte. No mesmo dia, pessoas sofreram a solidão dos hospitais, dos manicómios, das prisões.
O ataque às torres, difundido pelas televisões, as imagens nos jornais, os relatos jornalísticos, o aparato da tragédia, chocaram por terem sido ceifados milhares de vidas de uma vez. 
Como no Terramoto de Lisboa, em 1755, ou como após as duas Guerras Mundiais que abalaram o mundo no século XX, muita gente se perguntou:

- Como pode haver Deus, e como pode Deus ser bom, se permite tais atrocidades?

Do lado dos religiosos, há quem justifique as tragédias pela acção do Diabo. O Arhiman, o génio do mal que Zarathustra imaginou, 10 mil anos antes da Era Cristã, e que a tradição das religiões cristãs repescou e assimilou aos deuses Gregos que pretendia destronar, continua, nesta época em que se mandam naves espaciais pelo Cosmos, a viver na mente humana.

Mas se o Deus Único, Todo-Poderoso, infinitamente Justo e Bom, admite um rival, chame-se ele Arhiman, o Diabo, Satanás, o Leviatã, a Serpente do Paraíso, o Belfegor, Lúcifer, ou seja o que for?...
Se Deus tiver um rival, não é Todo-Poderoso. Por isso mesmo, o raciocínio recusa a ideia do Deus geralmente apresentado pelas religiões. E assim se fazem ateus.

Por outro lado, se é Deus que provoca ou permite tais catástrofes, então Deus não será Justo nem Bom. E assim se fazem mais ateus.
Há correntes religiosas que explicam as catástrofes por via dos "pecados" da Humanidade, como castigos de Deus. Então todas as pessoas que perecem nas catástrofes são "pecadores"? E os familiares, que sofrem a amargura da perda, também são maus?

Deus então seria mau e vingativo. Não é possível gostar de um Deus assim! E assim se fazem ateus.

Tomando as coisas assim, como não concordar com este vídeo, chamado "Como Ser um Deus Medíocre?".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.