sexta-feira, 13 de maio de 2016

Humildade...



A imagem que ilustra esta entrada é de uma rotunda, na Holanda, que brinca com o tema da vida inteligente extra-terrestre, sob a forma de uma "pista de aterragem" para "discos voadores". Bem mais criativa que as habituais e duvidosas esculturas em pedra que povoam as rotundas portuguesas, esta obra talvez cumpra uma das funções da Arte, que é a de antecipar. Antes da invenção do microscópio, por exemplo, a Pintura holandesa também se dedicava à representação pormenorizada, exaustiva, dos estames das flores e outros detalhes maravilhosos que escapam aos olhares distraídos...

Diz um jornal de hoje, (ao qual "roubámos" também a imagem acima):

Recomendações da Royal Society - Cientistas dizem que ONU deve coordenar planos para lidar com extraterrestres 

 Há mais de 500 anos, Giordano Bruno foi queimado na fogueira da Inquisição por defender a possibilidade de existência de Vida extra-terrestre.

Carl Sagan
, o famoso astrofísico, criou uma disciplina nova, destinada a pesquisar a Biologia fora do nosso planeta. E impulsionou projectos de contacto com possíveis civilizações do Espaço exterior.

Frank Drake,
outro astrofísico de renome, calculou matematicamente as probabilidades da existência de civilizações da nossa galáxia (a Via Láctea), e chegou a números... astronómicos.

Talvez então a vida inteligente extra-terrestre seja mais que mero objecto de risota, e possa, quiçá, ajudar-nos a nós, terrenos, a sermos um bocadinho mais humildes, no meio da incomensurável imensidão desconhecida que nos cerca.


11.1.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.